Entre em contato: vendas@niagara.com.br
Ligue para nós: São Paulo: (11) 5660-4444
Idioma: PT-BR

Niagara - Indústria e Comércio de Válvulas

Dúvidas - Válvulas de Retenção

Dúvidas sobre vida útil, instalação e uso de válvulas de retenção dupla portinhola Niagara

Ted Schmitt - dia em Dicas

Dúvidas - Válvulas de Retenção
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

VÁLVULAS DE RETENÇÃO

Qual a vida útil da mola de uma válvula de retenção dupla portinhola?

Infelizmente a resposta para a vida útil de uma mola de válvula de retenção é “Depende”. Como cada instalação é diferente e temos velocidades e fluídos diferentes nas válvulas, nunca uma vai ser igual à outra. Na válvula de retenção de dupla portinhola, a mola tem a função de iniciar o fechamento quando há redução de velocidade/vazão e permitir um fechamento mais rápido, reduzindo a possibilidade de golpes de aríete. Quando a mola falha, seu fechamento rápido pode ficar comprometido, aumentando as chances de golpe de aríete.

As válvulas de retenção dupla portinhola devem ser bem dimensionadas e instaladas nas posições corretas para garantir baixa turbulência e velocidade suficiente para manter os discos da válvula totalmente abertos. Uma válvula superdimensionada terá uma velocidade muito baixa para manter os discos abertos. É necessário garantir esta velocidade para que os discos não fiquem oscilando constantemente, fazendo barulho, desgastando os eixos e quebrando as molas. As oscilações fazem com que as molas “trabalhem” mais e acabam reduzindo sua durabilidade por fadiga do material. A velocidade mínima para manter uma válvula dupla portinhola totalmente aberta é entre 2,5 e 3 m/s para água e fluidos com densidade parecida. Uma válvula que se mantem totalmente aberta quando em operação pode ter uma vida útil de 20 a 30 anos. Se as molas das válvulas em sua operação estão falhando em um ano ou menos, você pode ter problemas de superdimensionamento da válvula ou de posição de instalação.

Com referência à posição de instalação, recomendamos:

  • Quando instaladas em linhas horizontais com fluidos limpos, recomendamos instalar válvulas de retenção dupla portinhola com os eixos na vertical.
  • Quando instaladas em linhas verticais não é necessário observar a orientação anterior, mas pode ser necessária uma velocidade maior para manter as válvulas totalmente abertas.
  • Quando instaladas após uma curva, válvula, bomba ou outro equipamento, recomendamos manter uma distância de 6 a 10 vezes o diâmetro da tubulação, entre a retenção e o equipamento. Isso permite que a turbulência causada pelo equipamento possa ser reduzida antes de entrar na retenção. Outra dica de instalação após curvas é de instalar mantendo os eixos da retenção paralelos ao plano da curva para que os dois discos recebam a mesma quantidade de fluído e abram e fechem ao mesmo tempo.

Quando instaladas antes de equipamento manter pelo menos 2 vezes o diâmetro da tubulação de distância entre a retenção e o equipamento

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter